Prezado usuário, bem-vindo de volta.

No início da tarde do dia 13 de Agosto detectamos uma falha em uma das máquinas que compõem a estrutura do serviço de e-mail institucional do CEFET-MG. Tão logo o problema foi percebido, a equipe responsável pela Infraestrutura de Redes e Serviços da DTI passou a analisar a situação na tentativa de solucionar o problema e restabelecer o serviço.

No entanto, a solução aplicada não se mostrou efetiva e o serviço precisou ser completamente desligado no início da noite do dia 13. Imediatamente, a INFRA-TI iniciou a reinstalação de uma nova máquina para substituir a defeituosa. Também foi necessário migrar todos os dados de todas as contas de e-mail. Essa operação moveu uma massa de dados de quase 2,0 terabytes e demorou cerca de 16h para ser finalizada.

Após os ajustes finais, a nova máquina foi colocada em funcionamento e o serviço restabelecido às 13h do dia seguinte, 14/08. É importante ressaltar que não houve perda de nenhuma mensagem durante o processo, já que parte do sistema permaneceu recebendo e armazenando as mensagens num arquivo global, ainda que essas mensagens não estivessem sendo entregues nas caixas individuais dos usuários. Com a normalização do serviço, as mensagens enviadas serão entregues nas caixas com um atraso significativo em relação ao tempo normal de entrega. Isso é esperado pois o processamento do arquivo global foi reiniciado com uma carga grande de mensagens na fila.

A INFRA-TI e a DTI trabalham diariamente para manter e melhorar o serviço de e-mail, num esforço contínuo para alcançar a excelência neste serviço que é tão importante para a comunicação e o bom funcionamento da nossa Instituição. Agradecemos a compreensão de todos. Em caso de dúvidas ou problemas, entre em contato conosco pela Central de Serviços de TI clicando aqui.

INFRA-TI / DTI

Fechar

Serviço de e-mail

CEFET-MG

Powered by Horde